O Colégio

História

Projeto Educativo

Perfil do Aluno - CE das Irmãs Doroteias

Estratégia de Educação para a Cidadania

Regulamento Interno

Organograma

Instalações

Segurança e higiene

Qualidade alimentar

Localização e contactos

_________________________________

Oferta Educativa

2º Ciclo

3º Ciclo

Secundário

Plano Anual Geral de Atividades

Complemento Curricular

Desporto Escolar

Gabinete Psicologia - Orientação Escolar

_________________________________

Departamentos

Pastoral

Português

Matemática

Línguas Estrangeiras

Ciências Sociais e Humanas

Ciências Socioeconómicas

Ciências Naturais

Ciências Físico-químicas

Artes

Educação Física

Oferta de Escola

Formação Humana / Hora da Turma

_________________________________

Formação Humana e Cristã

EMRC e Interioridade

Catequese

Perfil do Aluno / Delegado de turma

Prémios Paula Frassinetti

Escola de Serviço / Voluntariado

_________________________________

Serviços

Refeitório e Cafetaria

Enfermaria

Papelaria

Bibliotecas

Reprografia

Manuais escolares

_________________________________

Comunicação Online

Dorotícias

Calendário Escolar

Aconteceu no colégio...

Circulares

Área de Encarregados de Educação

Área de professores

Correio eletrónico

Classroom

Escola virtual

O CSD no Facebook

_________________________________

Secretaria

Horário

Inscrições

Tabela de preços

Legislação / Exames

_________________________________

Irmãs Doroteias

Paula Frassinetti

Família Doroteia

 

 

Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) – Educação da Interioridade



A formação integral dos nossos alunos continua a ser uma prioridade da nossa ação educativa, levando-nos a desenvolver várias iniciativas em diferentes âmbitos, de modo a proporcionar experiências concretas de vivência dos valores universais da vida e da fé cristã. Neste sentido, proporcionamos aos nossos alunos as aulas de Formação Humana/Hora da Turma, Cidadania e Desenvolvimento, EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) e ainda sessões de Educação da Interioridade.


As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), de 45 minutos para o Ensino Básico e de 90 minutos semanais para o Ensino Secundário, seguem o programa de Educação Moral e Religiosa Católica, proposto pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Como complemento, o Colégio oferece sessões de Educação da Interioridade. Esta proposta “surge de uma atenção redobrada sobre a interioridade humana, a dimensão mais íntima, que nos abre ao infinito e ao eterno. Somos conscientes da complexidade do ser humano: somos corporais e limitados mas descobrimos também em nós algo que transcende o tempo e o espaço. Acreditamos que cultivar a interioridade, nos nossos Centros Educativos é dotar as pessoas de profundidade. Da profundidade com que conectamos com o nosso mundo interior dependerá a qualidade e o sentido da nossa vida. Neste sentido, julgamos fundamental a Educação da Interioridade nos nossos Centros Educativos desde tenra idade, uma vez que as características e a plasticidade psicológicas são propícias nestas etapas da vida humana. É nosso desejo criar um fio condutor, no qual os educadores se baseiem para desenvolver nos educandos, em todas as etapas do seu crescimento, em espiral, uma cultura de interioridade que lhes permita descobrir o seu interior e a sua capacidade para refletir, discernir e amar, tornando-os progressivamente protagonistas da própria vida que optam na liberdade que brota do mais fundo do seu ser.” in EDUCAÇÃO DA INTERIORIDADE_CENTROS EDUCATIVOS DAS IRMÃS DOROTEIAS

Estas sessões acontecem semanalmente em salas preparadas para o efeito. No Ensino Básico, com as turmas divididas, desdobrando, no 2.º ciclo com Expressões e no 3.º ciclo, com a disciplina de Matemática. 


O Departamento de Pastoral dinamiza, ainda, ao longo do ano, diversos momentos de vivência da fé cristã, como as celebrações eucarísticas semanais; as eucaristias trimestrais Hoje é Domingo para a comunidade educativa, dinamizadas pelos pais delegados; as vigílias e os roteiros de oração nos momentos litúrgicos fortes, na semana de Santa Paula, no mês de maio, entre outros… Para os alunos que optam por um projeto de crescimento na Fé, há ainda os grupos de catequese (ver separador da Catequese).

A atividade T3 (Tempo para Parar, Refletir e Conviver) é realizada anualmente por cada turma num espaço e num tempo propícios à reflexão. O objetivo principal é levar o aluno a descobrir-se, a valorizar-se, para melhor se relacionar e se comprometer com os outros, com o mundo e com Deus.
 

Sala de Educação para a Interioridade

 

 

 

 

 

 

Paula Frassinetti

 

 

 

"Educar bem as crianças

é transformar o

Mundo e conduzi-lo

à verdadeira vida"

 

 

 

          

 

 

    

 

 

     

 

 

 

 

 

 
       
 

Colégio de Santa Doroteia - Av. Marechal Craveiro Lopes, 1 - 1749-012 Lisboa | Tel.:217570311 | email: csdoroteia@csdoroteia.edu.pt

homepage: www.csdoroteia.edu.pt | webmaster: Fernando Vitória

 

2022 Colégio de Santa Doroteia | Todos os direitos reservados