O Colégio

História

Projeto Educativo

Perfil do Aluno - CE das Irmãs Doroteias

Estratégia de Educação para a Cidadania

Regulamento Interno

Organograma

Instalações

Segurança e higiene

Qualidade alimentar

Localização e contactos

_________________________________

Oferta Educativa

2º Ciclo

3º Ciclo

Secundário

Plano Anual Geral de Atividades

Complemento Curricular

Desporto Escolar

Gabinete Psicologia - Orientação Escolar

_________________________________

Departamentos

Pastoral

Português

Matemática

Línguas Estrangeiras

Ciências Sociais e Humanas

Ciências Socioeconómicas

Ciências Naturais

Ciências Físico-químicas

Artes

Educação Física

Oferta de Escola

Formação Humana / Hora da Turma

_________________________________

Formação Humana e Cristã

EMRC e Interioridade

Catequese

Perfil do Aluno / Delegado de turma

Prémios Paula Frassinetti

Escola de Serviço / Voluntariado

_________________________________

Serviços

Refeitório e Cafetaria

Enfermaria

Papelaria

Bibliotecas

Reprografia

Manuais escolares

_________________________________

Comunicação Online

Dorotícias

Calendário Escolar

Aconteceu no colégio...

Circulares

Área de Encarregados de Educação

Área de professores

Correio eletrónico

Classroom

Escola virtual

O CSD no Facebook

_________________________________

Secretaria

Horário

Inscrições

Tabela de preços

Legislação / Exames

_________________________________

Irmãs Doroteias

Paula Frassinetti

Família Doroteia

 

Paula Frassinetti


A 3 de Março de 1809, no próprio dia do seu nascimento, Paula Frassinetti torna-se filha de Deus, recebendo o Baptismo na Paróquia de Santo Estévão, em Génova sua cidade natal.
 

Precedida de dois irmãos, José e Francisco, a infância de Paula decorre tranquilamente na casa paterna; outros dois irmãos, João e Rafael, virão completar a alegria da família. Ângela, sua mãe, é para ela o mais vivo exemplo de virtude, e a pequena vai-se abrindo à graça divina que nela opera maravilhas segundo o plano de Deus. Mas a boa mãe não chega a ver os desígnios do Senhor sobre a sua querida filha - morre, deixando Paula, ainda de tenra idade, e já a ter de se ocupar dos cuidados da casa. São dias de abatimento e de dor... Paula tem apenas nove anos!

A nada se poupa, e o amor pelo pai, João Baptista, e pelos irmãos leva-a a delicadas atenções que lhe exigem não poucas renúncias e sacrifícios.

A sua primeira Comunhão e o sacerdócio do irmão José são momentos de profunda reflexão para Paula, que já sente no coração os apelos de Deus.

Em família, aprende a ler e a escrever e recebe as bases da sua formação.

 

O irmão José, ja adiantado nos estudos de Teologia, fala-lhe das coisas de Deus, e Paula escuta e acolhe a mensagem, guardando-a no seu coração. Toma consciência do chamamento a seguir mais de perto o Senhor e nela ressoam profundamente as palavras do Mestre: " Quem ama o pai e a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim ". Mas... há sempre um mas! O pai não se entusiasma com a ideia: como passar sem a sua Paulinha? E Paula vê-se obrigada a silenciar a sua aspiração, aguardando a hora de Deus. E ela chega!

O desgastante ritmo de vida foi progressivamente consumindo as suas forças. Aos dezanove anos, perante o cansaço físico tão manifesto, o irmão D. José, pároco de uma aldeia da Ligúria, convida-a a passar ali algum tempo. Os ares puros de Quinto são uma boa terapia para a sua saúde delicada. A vida da Paróquia é um bom treino para ela que, a pouco e pouco, com a sua cordial afabilidade atrai as jovens daquela aldeia. Todos os domingos vão para os bosques falar de Deus. Esses encontros tornam-se frequentes, e o diálogo alarga-se a outras jovens. Paula revela-lhes o segredo duma vida toda dedicada ao Senhor e descobre os seus dotes e a sua vocação de educadora.

A sua volta, forma-se um grupo empenhado que vive em comunhão de amor. No seu espírito torna-se clara a ideia de um novo Instituto: abre-se com o irmão José.

Bem depressa, apesar dos obstáculos e dos sofrimentos, o ideal será uma realidade. São seis as companheiras que conseguem superar os primeiros momentos de tanta dificuldade. Paula mostra-se decidida. A sua obra inicia-se sob o signo da cruz, aquela cruz que ela amara durante toda a vida e a fará exclamar: " Quem mais se sacrifica mais ama "!

Assim, a 12 de Agosto de 1834, no santuário de S. Martinho de Albaro, sete jovens consagram a Deus a sua vida. A Missa é celebrada pelo seu irmão Padre José, que as preparara para aquele passo tão importante. Sentem-se felizes: é o colocar da primeira pedra do Instituto, o iniciar da vida em comunidade, ancoradas na única riqueza - Jesus Cristo. Na verdade, nada têm, na pobreza da casinha de Quinto, que escolheram como a sua primeira morada.

Abrem uma escola para as crianças mais pobres; por isso, tem de trabalhar, mesmo de noite, para conseguirem sustentar-se. O entusiasmo, que nunca lhes falta, é o segredo do êxito da escola. Mas os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos: os sofrimentos são, para Paula, a manifestação da Vontade de Deus. Grassa a cólera em Génova, e as suas filhas estão na brecha para a todos levar auxílio e conforto.

Em 1835, um sacerdote de Bérgamo - D. Lucas Passi, amigo do Padre José Frassinetti -, conhecendo o zelo apostólico de Paula, propõe-lhe que o seu Instituto assuma a Pia Obra de Santa Doroteia, que ele fundara com a finalidade de atingir, no próprio ambiente de trabalho e de vida, as jovens mais pobres e necessitadas.

Paula descobre, na originalidade dessa obra, a sua própria linha educativa e a dimensão apostólica da sua consagração, e não hesita em incluí-la entre as actividades do seu Instituto. As suas Irmãs já não se chamarão " Filhas da Santa Fé ", mas sim " Irmãs de Santa Doroteia ".

É um momento importante na vida daquela primeira comunidade, que vê concretizar-se a inspiração inicial: " Estar plenamente disponíveis nas mãos de Deus para evangelizar através da educação, com preferência pelos jovens e pelos mais pobres ".

Outras casas se fundam em Génova. Depois, é a vez do centro da cristandade: a 19 de Maio de 1841, apenas sete anos depois da fundação, Paula chega a Roma, em companhia de duas noviças. Também aqui surgem dificuldades. A primeira casa, sobre uma estrebaria no beco dos Santos Apóstolos, compõe-se apenas de dois pequenos compartimentos. Paula tudo aceita.

Uma grande recompensa a espera: é recebida pelo Papa Gregório XVI, que mostra grande satisfação pelo trabalho das Irmãs. A Fundadora sente-se feliz: foi o Senhor que lhe falou.
Cresce a dureza da vida, crescem os sofrimentos: pobreza e doenças oprimem aquelas heróicas Irmãs que não têm sequer um tostão para os medicamentos.

Em 1844, o Papa confia a Paula a direcção do " Conservatório " de Santa Maria do Refúgio, em Santo Onofre. Com a sua caridade e suavidade, imprime ao ambiente um novo cunho e uma mudança decisiva para o futuro da instituição.

Pela sua presença, a Casa de Santo Onofre torna-se a Casa Geral.

Em 1846, mais do que um pensamento político, difunde-se em toda a Itália um espírito anti-religioso. Em Génova, também as Doroteias são perseguidas. As filhas de Paula vivem horas de forte sofrimento.

A tempestade também se abate sobre Roma: Pio IX, sucessor de Gregório XVI, vê-se obrigado a refugiar-se em Gaeta. Cardeais, Bispos e Prelados afastam-se da capital. Paula fica sozinha à frente de uma numerosa comunidade, e com uma fé intrépida supera esses dramáticos momentos.
Acalma-se a tempestade. Estamos em 1850. Paula obtém a desejada audiência de Pio IX, que é para ela como um pai. Movida por um grande amor ao Papa e à Igreja, dirige-se a Gaeta, renovando assim o gesto de Santa Catarina de Sena. Inicia-se a última etapa da vida da Fundadora, que podemos considerar o período da grande expansão do Instituto, que não só se consolida na Ligúria e nos Estados Pontifícios, como se estende no resto da Itália o no mundo. De facto, surgem em Roma vários centros educativos, e Paula inicia as negociações para a abertura de uma casa em Nápoles, um internato em Bolonha e um orfanato em Recanati.

Em 1866, as suas primeiras missionárias partem para o Brasil. No mesmo ano, um outro campo prometedor: Portugal. Paula anima as suas filhas: "O Senhor as encha do Seu Espírito e as converta em outras tantas chamas ardentes que, onde tocarem, acendam o fogo do Amor de Deus".

As dificuldades nunca detém os Santos no seu caminho. Paula é mulher de grande fé: "O Senhor quer-nos apoiadas somente n'Ele, e se tivéssemos um pouco mais de fé, estaríamos bem mais tranquilas, mesmo no meio das tribulações ".

Vive o completo abandono à Vontade de Deus, "única pérola que devemos procurar" - escreve - e que constitui o seu paraíso: "Vontade de Deus, és o meu Paraíso".

Em 1878, morre Pio IX, o Papa que, nos seus numerosos encontros com a Fundadora, teve sempre palavras de estima e de encorajamento com relação à sua obra apostólica.

Paula sente que a sua laboriosa existência terrena está prestes a chegar ao fim. São as primeiras horas do dia 11 de Junho de 1882: está serena. A sua morte, calma e tranquila, deixa entrever a riqueza da sua vida. Invoca a Virgem Santíssima a quem sempre tanto amou: "Senhora minha, lembrai-Vos de que sou Vossa filha".

8 de Junho de 1930: Paula é beatificada!

11 de Março de 1984: hoje, os sinos de S. Pedro repicam festivamente para anunciar que Paula é Santa!

O hino jubiloso chega aos confins do mundo, onde as Doroteias trabalham para a glória de Deus e a dilatarão do seu Reino:
Europa - Espanha, Inglaterra, Itália, Malta, Portugal, Suíça;
América do Norte - Estados Unidos;
América Latina - Brasil, Perú;
África - Angola, Moçambique;
Ásia - Taiwan.

E Paula "permanece viva na Congregação pelo espírito mais fundo que a anima: procurar em tudo a maior glória de Deus pelo maior serviço aos homens". (Constituições, 1).

(Fonte: www.vatican.va/phome_po.htm )

 

 

Paula Frassinetti

 

 

 

"Educar bem as crianças

é transformar o

Mundo e conduzi-lo

à verdadeira vida"

 

 

 

          

 

 

    

 

 

     

 

 

 

 

 

 
       
 

Colégio de Santa Doroteia - Av. Marechal Craveiro Lopes, 1 - 1749-012 Lisboa | Tel.:217570311 | email: csdoroteia@csdoroteia.edu.pt

homepage: www.csdoroteia.edu.pt | webmaster: Fernando Vitória

 

2022 Colégio de Santa Doroteia | Todos os direitos reservados